Palavras-chave
Antes de começar a criar o seu site, estruture o mesmo de forma a saber o que cada página vai abordar. Desenvolva o site por tópicos e categorias e crie uma página para cada tópico.
Como cada página terá o seu próprio tópico, há uma escala específica de palavras-chave aplicáveis que deverá utilizar em cada página. Uma palavra-chave é apenas a palavra que descreve uma página. Sugerimos que adicione apenas uma palavra-chave e as suas variantes (como sinônimos) por página. Deverá, idealmente, utilizar essa palavra no nome da página, no endereço URL da página e na meta descrição.
Exemplo:
Se você escrever um artigo sobre "sapatos de desporto", a palavra-chave para a página será "sapatos de desporto". Tente depois usar as palavras "sapatos de desporto" e sinônimos como "ténis" ou "sapatilhas" no texto da página. Use a palavra-chave sempre em contexto com o texto da página.
Variantes da palavra-chave e sinônimos devem ser definitivamente usados no texto, para que o texto pareça mais natural e seja de fácil leitura. Um texto com demasiadas palavras repetidas dá uma aspecto menos profissional à página e irá diminuir a experiência dos visitantes do seu Website. Como tal, queremos que evite tal comportamento. Note que o Google reconhece quando um texto não é natural e penaliza a página de acordo!
As palavras-chave são pouco referidas nos guias de SEO online. Os motores de pesquisa, como o Google, mal usam a tag de palavra-chave no seu código (meta-keywords). A principal razão pela qual as palavras-chave ainda são importantes é que elas ajudam a estruturar a sua página. Lembre-se que está a criar o seu site para as pessoas, e quanto melhor e mais clara for a estrutura, mais as pessoas vão gostar do seu site!
Termo: Palavras-chave
- Palavras que a pessoa digita ao pesquisar
- O Google identifica estas palavras e compara-as com as palavras da sua página
- Quanto melhor a correspondência das palavras com o conteúdo da sua página, melhor será o ranking
- Uma página deve conter apenas palavras-chave sobre um tópico. Vários tópicos confundem o Google e enfraquecem todas as palavras-chave desta página em específico.
Encontre as palavras-chave certas por:
- Brainstorming
- Pesquisa avançada
- Análises
- Seleção detalhada
- Aplicação
Ao realizar uma pesquisa avançada, deverá focar mais nas palavras-chave que são realmente usadas. Por exemplo, poderá analisar os seus concorrentes e ver como os textos estão escritos nas suas páginas e, com isto, retirar exemplos para a sua própria página.
Pergunte a amigos e conhecidos que palavras-chave usariam para encontrar as suas páginas. Neste caso, faça uso de uma pedaço de papel e uma caneta!
Um do sites que poderá usar é o Ubersuggest. Ele permite que você encontre outras palavras-chave que estão relacionadas à sua palavra-chave principal e, assim, dá-lhe mais ideias de palavras-chave que poderá utilizar no seu site.