Medir o sucesso

Parabéns! Você aprendeu todos os fundamentos do SEO e como otimizar as suas páginas. Antes de abordamos o último passo, gostariamos de salientar uma coisinha:

SEO é um processo contínuo. Mesmo com tudo corretamente configurado, nós aconselhamos que você siga as tendências online e vá ajustando o seu site em conformidade. A otimização de um site é um processo contínuo, e faz parte da manutenção do site. Da mesma forma que o seu carro tem que passar na inspeção a todo o ano, o seu site também precisa ser constantemente atualizado e refinado para continuar funcionando da melhor forma.


Medir o sucesso do site, com estatísticas.

Na compra de um plano Mini Premium, a Webnode oferece estatísticas sobre o seu website. Pode usar estas estatísticas para monitorar tendências, entender a frequência com que o site é visitado e como as pessoas chegaram ao seu site. Se configurar corretamente o SEO, você poderá ver um aumento gradual nas visitas ao site no final de um longo período de tempo (meses). Lembre-se que o sucesso não é instantâneo, SEO leva tempo.

É por isso que é importante não olhar para as estatísticas dos dias individualmente, mas sim para uma tendência de longo prazo.

Com as estatísticas Webnode você pode ver quantas vezes o seu site é visitado, assim como as páginas exatas que mais atraem os visitantes. Além disso, será também capaz de distinguir os sites de referência e descobrir se os visitantes encontraram o seu website através dos resultados de motores de pesquisa ou outros sites, ex. Facebook.

A imagem acima mostra a origem do tráfego do site (à esquerda) e detalhes sobre o endereço URL de origem à direita.

O gráfico mostra a tendência dos visitantes do site nos últimos 12 meses. Como pode ver neste exemplo, a tendência é negativa desde o início deste ano, apesar de um bom começo. Talvez este site precisa de efetuar atualizações nas configurações de SEO.

Acima você vê a frequência com que os visitantes abriram uma página específica de do website nos últimos 12 meses. A tendência oscila, sendo que a página pode não estar a ser constantemente atualizada ou requer mais atenção no que toca a SEO.

A visão geral das páginas mais populares mostra-lhe quais as páginas são mais visitadas e as que tem menos atenção por parte dos visitantes. Se as estatísticas da Webnodes não forem suficientes para você, recomendamos que use outros serviços como o Google Analytics. Mais informações podem ser encontradas em links úteis.

Dica:

Se já tem registado o seu site no Google Search Console, você irá receber mais informações do Google sobre como pode analisar as atividades nas suas páginas. Não se deixe confundir pelas diferenças dos números que o Google disponibiliza em comparação às nossas estatísticas internas. Diferentes ferramentas medem estatísticas de forma diferente.

Importante é a tendência dos dados. A tendência deve ser uniforme, independentemente das ferramentas utilizadas.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora