Otimizar o conteúdo

Chegou ao último ponto no que respeita à otimização interna das suas páginas.

O texto: claro, preciso e transparente na sua mensagem

Leia mais que uma vez o texto do seu website.

  • O tópico de cada página do seu site é suficientemente visível e claro?
  • O texto está direcionado e escrito de forma clara para os seus visitantes?
  • O texto é interessante de ler?
  •  Está o texto relacionado com o tópico principal de cada página?

Se consegue responder a estas questões com um "sim", o conteúdo do seu site está já bastante otimizado. Se não, pense em realizar algumas alterações. Fixe a criação do conteúdo com base no tópico de cada página e tente passar a mensagem de forma direta. Crie conteúdo de valor acrescido para o leitor, como por exemplo, novas informações ou experiências que façam o leitor se sentir mais confortável e a acabar por perder mais tempo na sua página.

Pergunte a você mesmo esta questão, porque é que as pessoas visitam o seu site e o que elas podem esperar quando o visitam. Tente alcançar estas expectativas com o conteúdo das suas páginas. Pergunte a alguns amigos para lhe darem um feedback. Por vezes temos tendência a nos perdermos no próprio texto que criamos, o que faz com que não sejamos capazes de ver os próprios erros ou identificar conteúdo que só você consegue entender.

Evite longos blocos de texto! Estes são difíceis de ler e criam uma sensação de surpresa nos visitantes ao invés de os convidar a uma leitura agradável do seu conteúdo. Estruture o conteúdo em pequenos blocos de 3 a 5 frases. Poderá colocar uma ideia ou subtópico em apenas uma publicação no seu blog, por exemplo.


Imagens, iframes e dados

Imagens são importantes. Elas tornam a sua página mais interessante e apelativa. No entanto, motores de buscas não reconhecem imagens, uma vez que imagens não são texto. Então, o que fazer?

Adicione uma pequena descrição ou titulo às suas imagens para fazer com que o Google encontre a sua imagem. Considere incluir uma palavra-chave na descrição. Mas, apenas se a palavra-chave estiver relacionada com a imagem! A imagem deve estar também relacionada com o conteúdo da página.

Não adicione qualquer texto em formato de imagem ou PDF. Uma lista de preços em formato de imagem não irá contribuir de forma positiva para o seu SEO. Motores de busca não conseguem decifrar texto incluído em imagens.

Iframes podem ser úteis algumas vezes, mas acabam por destruir o seu SEO. Motores de pesquisa vêm iframes como pequenos sites dentro do seu site, penalizando o seu site de forma significativa. Se puder evitar iframes, ótimo!

Pensa incluir ficheiros ou PDF's para download no seu site? Com a Webnode você pode adicionar arquivos para download diretamente do seu site. Isto pode ser útil como forma de disponibilizar informação adicional à que já apresenta atualmente nas páginas do site. No entanto, tal como as imagens, o Google não irá reconhecer estes ficheiros e irá simplesmente ignorá-los. Por isso, considere apenas adicionar arquivos para download no site como informação adicional ao conteúdo existente e não informação complementar.


Adicione palavras-chave

Na parte Conceitos SEO deste guia abordamos as palavras-chave em detalhe. Agora, iremos discutir a sua importância e aplicação para o seu site:

As palavras-chave resumem o tópico de determinada página do seu site. A regra principal a ter em atenção é: palavras-chave devem de forma natura estar em contexto com o texto que escreve e ao mesmo tempo ser a "cereja no topo do bolo" ou por outras palavras, adicionar qualidade ao seu texto. Ou seja, as palavras-chave são a ferramenta para estruturar o seu site. Memorize a receita ideal: Uma página - um tópico - uma palavra-chave. 

Tente usar a palavra-chave (e seus sinônimos) com menos frequência se notar que o texto soa mal ou não tem uma leitura fluente. Se por exemplo alterar o texto para caber na página, tente usar uma palavra-chave diferente para caber no contexto, mas não corte o contexto. Deixe amigos, parentes e conhecidos lerem as suas páginas para lhe darem um feedback. Uma opinião de alguém com uma perspectiva diferente pode ser útil.

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