Entender os resultados de pesquisa

SEO é feito a pensar em pessoas. Os resultados de pesquisa são dirigidos a pessoas que procuram pelo conteúdo que disponibiliza no seu site. É um processo contínuo e, por isso, deve ser constantemente actualizado, ao mesmo tempo que actualiza o conteúdo do site.

Existem diferentes tipos de resultados de pesquisa que o Google e outros motores de busca mostram quando uma pesquisa é realizada. Nesta parte do nosso Guia, iremos focar apenas nos resultados de pesquisa "orgânicos".  Estes só obtêm uma boa posição nos resultados de pesquisa através do conteúdo e não de anúncios pagos.

Resultado orgânico
Resultado orgânico
Resultado pago
Resultado pago

Decifrando o resultado de pesquisa

Um resultado de pesquisa consiste em 3 partes:

1. O título (Webnode: Criar site grátis | Descubra como criar um site)

2. O URL, ou seja, o endereço web (https://www.webnode.pt/)

3. A meta-descrição do site (Criar sites e blogs grátis com Webnode é rápido...)

Ao combinar de forma perfeita estes três elementos, você convence quem pesquisa de que o seu site foi o melhor resultado que podia ter sido encontrado! 

Nesta página vai encontrar uma breve introdução de como otimizar estes três elementos. Se quiser já obter um conhecimento mais aprofundado sobe esta parte, poderá visitar a página Otimização Interna. caso contrário, aguarde. Iremos lá chegar!

O título da página deve refletir o propósito de determinada página do seu site. A palavra-chave desta página deve ser colocada no início do título, para que esta esteja sempre visível. O título deve despertar o interesse de quem pesquisa e possivelmente levá-lo a clicar diretamente na página. Certifique-se de que o comprimento do título não exceda o máximo de 60 caracteres.

O endereço URL mostra o endereço exato de uma determinada página do site. É importante ter um URL claro e curto de fácil leitura.

Exemplo:

Quem está a pesquisar e vê o URL "https://webnode.pt/login/" sabe exatamente que pode efetuar login na conta Webnode através desta página.

A meta descrição é uma breve descrição de uma determinada página. A maioria das pessoas lê de forma rápida este texto, por isso, não importa criar frases longas e complexas mas sim fazer passar uma mensagem sobre a página. Tente manter sempre um meta descrição com um máximo de 160 caracteres.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora