O Domínio - a sua identidade online
Um nome de domínio é reflexo de si mesmo, e também da sua empresa. É a sua marca pessoal. Um nome de domínio bem escolhido, fará com que o seu site fique mais rápido, visível e fácil de encontrar.
Existem muitas maneiras de desenvolver um nome para uma marca ou negócio e pode ser bem útil se tiver algum conhecimento de como uma marca pode ser definida. Poderá usar:
2. Um nome descritivo que orienta as pessoas para a página que de facto procuram, como cabeleireiro-itaquera.
3. Palavras de associação que não descrevem directamente um site, mas têm uma ligação ao seu conteúdo, como UOL mail ou Gazeta esportiva.
4. Nomes que não são de todo relacionados ao produto, mas são palavras reais, como Nike e Apple.
Sugerimos que não use palavras gerais que descrevam uma acção, local ou significado pois não associam muita identidade e distinção (por exemplo, cabeleireiro.com)
Certifique-se de que o seu domínio é curto e fácil de memorizar. A pessoa que procura deve lembrar-se e ser capaz de digitá-lo no navegador ou motor de busca sem erros de ortografia. Quanto mais longo o nome de domínio, maior o risco de fazer erros de digitação e esquecimento.
Atenção: Embora seja muito tentador incluir várias palavras-chave no seu nome de domínio, tente concentrar-se em apenas uma palavra. Uma vez mais, isso irá manter o nome de domínio curto. Uma palavra-chave no seu domínio faz sentido se incluir o tópico geral do seu website.
.com.br, .pt , com.pt, or .org? Qual é o domínio mais apropriado?
Depende da finalidade do domínio e da área que ele supostamente deve abranger. Você tem um negócio online que só vende no Brazil? Então um domínio .com.br será a melhor escolha. O seu público-alvo é internacional? Então um domínio .com ou .net será mais adequado.
Há extensões de domínio especial que vale a pena considerar, tais como .bar ou .shop que pode influenciar a sua estratégia de marketing de uma forma positiva. Tenha em mente que as extensões especiais não são lembradas por todos. Assim, recomendamos adicionar um segundo domínio mais comum (.com, .org) para além do especial.